Conheça o transtorno bipolar







Em alguns dias parece que a gente está “de lua”. É uma questão de segundos para o humor virar de cabeça para baixo. Até aí tudo bem. Problema mesmo é quando os extremos, depressão e euforia, acontecem de uma hora para outra, sem alguma razão. Talvez seja indícios do chamado transtorno bipolar.

A bipolaridade significa uma oscilação de humor fora de sintonia com o que está de fato acontecendo. Os bipolares podem estar alegres, irritados ou enérgicos demais sem motivo, assim como no momento seguinte, podem ficar ansiosos, deprimidos ou apáticos. É uma epidemia mundial, mas as pessoas ainda não a reconhecem.

Quem percebe melhor a doença são as pessoas em volta. Como regra, quem tem bipolaridade busca ajuda quando sente o lado depressivo: desânimo, ansiedade, irritação, impulsividade ou desconcentração. Por isso, a bipolaridade acaba sendo diagnosticada como falta de atenção e hiperatividade.


Tratamento

O objetivo do tratamento é harmonizar o humor preservando o brilho do temperamento. Isso se consegue com bons hábitos de vida, psicoterapias e remédios estabilizadores do humor, como a lamotrigina, a quetiapina e o lítio.

De acordo com o especialista, os medicamentos são eficazes e com poucos efeitos colaterais. Ao contrário do que muitos pensam, o tratamento correto com medicamentos deixa essas pessoas mais produtivas e satisfeitas.
Conheça o transtorno bipolar Conheça o transtorno bipolar Editado por Sua Saude on 10:58 Nota: 5
Tecnologia do Blogger.