Curta e Siga


Transtorno bipolar em Idosos





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Transtorno bipolar em Idosos.




O transtorno bipolar é uma doença mental que costuma causar mudanças de humor, variando entre episódios de euforia e depressão. Essas alterações de humor não ocorrem ao longo do dia, mas em períodos mais longos que podem durar dias.

Durante os episódios de euforia a pessoa pode apresentar-se falante, muito disposta, com mania de grandiosidade e falta de sono. Contudo, nos episódios de depressão pode ocorrer sentimentos como tristeza, falta de ânimo, depressão e pensamentos negativos. Essas mudanças de humor são intensas, motivo que torna difícil a recuperação do indivíduo sozinho, sem um tratamento adequado.

Durante o processo de envelhecimento, novas dificuldades acabam surgindo, como por exemplo, manter a saúde mental. Com episódios de humor elevado ou irritado, o transtorno bipolar pode ocorrer de forma tardia, ou entre os 20 e 30 anos, quando seu surgimento é mais comum. Em idosos, a doença atinge de 10% a 25% dos pacientes com transtorno de humor.

Entre as principais dificuldades para realizar o diagnóstico do transtorno bipolar em idosos está a pouca compreensão sobre a doença por parte do paciente ou de seus familiares. Ainda que seja a família a responsável por levar a pessoa ao tratamento pela primeira vez, os familiares mostram-se confusos ao tentar definir o que é causado no paciente durante os episódios de humor e o que é de sua própria personalidade.

Entre as principais consequências que o transtorno bipolar pode causar na vida do idoso, estão a tendência para o humor irritável, perda de memória e raciocínio lento. Além disso, indivíduos que apresentam transtorno bipolar têm maior risco para demência, piorando o quadro de saúde mental do idoso.


Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário