Curta e Siga


Euforia x Depressão





Olá! Tudo bem? Esse blog faz parte da Chakalat.net e esse post fala sobre Euforia x Depressão.

 


A Perturbação Bipolar é uma perturbação do foro mental que se carateriza, essencialmente, por episódios de depressivos alternados com episódios de mania (também designados de euforia) e por episódios mistos, nos quais estão presentes tanto os episódios depressivos quanto os episódios de mania.

Nos episódios de mania, as pessoas sentem-se com extrema energia, confiantes, alegres, comunicativas e criativas. Apresentam redução da necessidade de dormir e do número de horas de sono. As decisões são tomadas com excessivo otimismo e irrealismo, com comprometimento da ponderação correta das suas consequências. Desmesurados gastos de dinheiro ou alterações dos seus hábitos sexuais são possíveis consequências deste tipo de decisões.

Já na depressão, a  tristeza prolongada no tempo com substancial diminuição da energia, a fadiga, o défice de atenção e de concentração, a dificuldade em realizar as atividades habituais, a lentificação dos pensamentos e o pessimismo são alguns dos sintomas presentes nos episódios depressivos. Invadem todas as áreas de vida do doente e provocam sentimentos de inutilidade, fazendo com que a pessoa se sinta desnecessária, com sentimentos de culpa, insegura e sem esperança no futuro. Tende a isolar-se da família, dos colegas, dos amigos ou de quaisquer outras pessoas. No limite, pode apresentar pensamentos suicidas.

São 2 extremos que podem ser controlados. Embora crónica, a Perturbação Bipolar pode ser controlada, permitindo que os doentes possam ajustar-se a esta condição com o menor impacto possível e adquirindo estratégias que melhorem a sua qualidade de vida.

Espero que você tenha gostado da nossa abordagem.

Se você for profissional da saúde, conheça a página que a Quero Conteúdo oferece com materiais gratuitos. Clique aqui .
Você também pode ter informações sobre Cursos Online para Profissionais da Saúde clicando aqui!

Se você quiser receber notícias sobre saúde em geral, entre nos grupos do Whatsapp e no grupo do Telegram.

Deixe seu comentário:

Nenhum comentário